O que o seguro residencial pode e deve cobrir?

É normal se sentir inseguro e ir para o Google procurar sobre o seguro residencial e como aquilo vai proteger o nosso patrimônio, né? Ele possui um custo baixo, quando comparado ao valor total do bem protegido, afinal, é nosso principal patrimônio. Neste post, vamos explicar o que o seguro residencial pode (e deve) cobrir, confira!

Qual a diferença entre roubo e furto?

Antes de saber o que e o porquê o seguro residencial pode e deve cobrir, é importante diferenciar o roubo do furto, que às vezes são confundidos.

ROUBO

O roubo consiste em um ato de subtrair um bem material de outrem por meio de violência ou ameaça. Ou seja, é a apropriação de algum bem utilizando a agressão física, psicológica ou outra que reduza a capacidade de defesa da vítima.

Exemplo: quando um bandido utiliza uma arma para roubar o celular de alguém.

FURTO

O furto é caracterizado pela tomada de um bem material, sem que haja violência ou ameaça contra a vítima.

Exemplo: quando um bandido pega o seu celular dentro da mochila sem que você perceba.

Por que fazer o seguro pode ser a melhor saída para você?

A opção de fazer um seguro para sua residência é uma decisão importante. Até porque, dentro da nossa casa, guardamos nossas histórias, memórias e novas lembranças com a família, não é?

Nossos bens são muito valiosos para nós, e por isso merecem atenção e proteção. Em caso de acidente ou roubo, o valor do dano ao seu patrimônio pode ser proporcional a uma pequena fortuna, o que pode ajudar na recuperação das coisas perdidas.

Apesar disso, nem sempre compreendemos quais são os benefícios de um seguro residencial, afinal, o imóvel é uma das poucas coisas que não dá para comprar por impulso.

A compra pede um planejamento, além da organização financeira, para que esse investimento caiba no bolso. Por isso, fazer o seguro pode ser a melhor saída para você, pois além de te proteger de situações traumáticas como roubo, furto ou acidentes, ele mantém seus pertences, memórias e lembranças com maior garantia!

Quais tipos de cobertura que o seguro possui?

Coberturas recomendadas (essenciais):

  • Incêndio, Raio e Explosão: cobre os danos causados por fogo. É a cobertura básica;
  • Danos elétricos: cobre danos decorrentes de curtos-circuitos e outros problemas similares;
  • Vendaval: cobre danos decorrentes de ventanias;
  • Responsabilidade Civil: reembolsa danos corporais e/ou materiais causados involuntariamente a terceiros na sua casa, por alguém da sua família ou por empregados que trabalhem no local. Por exemplo, seu filho danificar acidentalmente o carro do vizinho durante uma brincadeira ou uma telha da sua casa cair sobre um pedestre.

Coberturas opcionais normalmente oferecidas:

  • Impacto de veículos/aeronaves: danos à residência causados pelo impacto de veículos ou aeronaves. Recomendada para imóveis localizados próximos a aeroportos ou casas localizadas em ruas movimentadas, por exemplo;
  • Roubo: reembolsa o valor de bens valiosos que você possua em casa em caso de roubo;
  • Danos com água: cobre somente pequenos acidentes dentro de casa, como torneiras quebradas ou vazamentos;
  • Vidros: cobre o conserto em caso de quebra de vidros. Recomendado, por exemplo, para quem mora em casa ou andares baixos de ruas movimentadas;
  • Reposição de documentos: fornece ajuda de custo com a reposição de documentos perdidos em incêndio;
  • Despesas com aluguel: cobre despesas com outra moradia, caso seu imóvel esteja temporariamente indisponível por causa de um sinistro coberto. No caso de imóveis alugados, cobre o valor do aluguel que o inquilino deixa de pagar devido à ocorrência de um sinistro.

Além disso, os seguros residenciais também costumam oferecer assistências 24 horas, que podem atender serviços como chaveiro, encanador e até consulta veterinária para seu animal de estimação.